Translate

sábado, 16 de março de 2013

16-03-2013 - Sábado
História de Mitologia Grega
(Agradeço a participação dos alunos do 1º ano B d Profª Mércia)


Há muito tempo atrás, Zeus decidiu criar os homens para povoar o mundo e ordenou ao titã Prometeu que os modela-se em argila (barro). 
Uma vez prontos, Zeus soprou sobre eles o ar da vida, mas deixou-os entregues a própria sorte, indefesos, num mundo novo cercado das mais diversas criaturas. Primitivos recém criados.
Zeus queria que os homens fossem ignorantes para que jamais tentassem ocupar o lugar dos deuses com o poder da sabedoria.
          Prometeu, no entanto, não suportava ver o sofrimento dos mortais (homens) em meio ao frio e a ignorância e decidiu trair Zeus roubando algo que só pertencia aos deuses.
         O fogo do olimpo.
O fogo aquece, protege, nos dá coragem, acolhe, junta. O fogo é a chama da vida, a luz em meio as trevas.
Prometeu levou o fogo para os homens que o multiplicaram pela terra.
                Quando Zeus descobriu ficou furioso e atirou seus raios sobre a terra, mas já não adiantava mais, o fogo do olimpo agora também pertencia aos mortais.
             Zeus acorrentou Prometeu numa rocha no meio do mar. Todas as manhãs uma imensa águia com fome devorava seu fígado que rapidamente se regenerava num sofrimento eterno.
          Zeus ainda não estava satisfeito. Ele queria punir os homens, então ordenou a Hefesto, o deus das forjas que do mesmo argila (barro) que Prometeu fez os homens, ele fizesse uma mulher. Hefesto assim o fez e os deuses a agraciaram com diversos dons, Atenas a deusa da sabedoria é quem lhe deu o sopro da vida.
          Seu nome... Era Pandora que significa dada ou presenteada. Pandora era a criatura mais linda a pisar sobre a terra, mas todo o saber tem um preço e todo o ser por mais perfeito tem um defeito. Pandora era muitoooooo... Curiosa.
            Zeus mandou Pandora a terra, mas antes lhe entregou uma caixa fechada e disse para que ela nunca a abri-se nem pergunta-se o por quê.
         Pandora manteve-se fiel em sua palavra a Zeus, mas havia algo que estava a corroendo por dentro a quase sufocá-la em agonia toda vez que olhava para a caixa que a perseguia até em seus sonhos e de dia quando acorda em seus pensamentos.
        CURIOSIDADE
        Sua mente inquieta não a deixava pensar em outra coisa que não fosse o conteúdo da caixa. - Mas que mal poderia haver em abrir uma simples caixa?

Pandora acabou não resistindo a imensa curiosidade e abriu a caixa
Assim que a caixa se abriu, todos os males escaparam e se espalharam sobre o mundo: fome, tristeza, violência, roubos, traição, doenças, pestes, guerras, vícios etc.
O mundo mergulhou no caos das trevas.
Mas... O que Pandora e nem mesmo Zeus poderiam supor aconteceu. No fundo da caixa havia uma sementinha bem pequenina que caiu da caixa e se firmou no solo.
Algo que só aparece quando se acredita.



A esperança é a semente da vida que quando plantada, germina, cresce e se desenvolve dando fé a humanidade (coragem).

A experiencia química feita, tinta invisível, que tornou o nome ESPERANÇA visível no papel com o calor da chama pode ser visto no link abaixo. Assim como outros.

Achei muito interessante então aproveitem pequenos cientistas, desculpem, mas não posso dar aulas de química para vocês, terão que esperar alguns anos, mas isso não quer dizer que vocês não possam ser curiosos e pesquisar não é? Só não abram nenhuma caixa misteriosa que encontrarem por aí. (rindo).

Fomos convidados a ir ao ginásio Tenente Madalena ao lado da SEMED para assistir a uma apresentação de vôlei onde os alunos depois poderiam fazer as inscrições para praticar o esporte.
Assim aconteceu. Comparecemos. Vale lembrar, como foi citado por meus alunos que por se tratar de um ginásio do município não poderíamos praticar atividades físicas lá (já que nossa escola não tem espaço e pertence ao estado), no entanto, este ginásio  com base no Art. 6 da Constituição Federal Brasileira foi erguido em prol da comunidade, para ser usado por ela e não apenas em campeonatos que aparecem na T.V. E como visto na aula de Democracia, nós pagamos impostos, então porque a comunidade teria que pagar taxas para entrar? 
A resposta para essa pergunta deixo a cargo dos órgãos públicos responderem.
Esperamos...
Esperamos...
E esperamos...
ESPERAMOS MUITO...
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Voltamos a escola.
Bem vindos a 1ª Gincana de Ciências do 5º ano B
Etapa 1 - Verdadeiro ou Falso?
Sistema esqueletico, muscular e nervoso.
1 - Nossos ossos são compostos principalmente por cálcio? V
2 - A carência de cálcio gera ostioporose? F o correto é osteoporose.
3 - A função dos ossos é só sustentar o corpo? F - proteger órgãos vitais também.
4 - O maior osso do corpo humano é o fêmur? V
5 - Rádio é o nome de um dos nossos ossos? V
6 - Quando os ossos se encostam uns nos outros chamamos de circulação? F - articulação.
7 - As articulações se dividem em: móveis, imóveis e semimóveis? V
8 - Escoliose é o desvio da coluna para a frente? F - para os lados
9 - Lordose é o desvio da coluna para a frente? V
10 - Os músculos se esticam?
11 - O responsável pela percepção do tato é a mão? F - pele
vitória da equipe Amarela
Etapa 2 - Sentidos
visão, audição e equilíbrio.
Sistema Nervoso
pinos de boliche colocados no chão, alguns com lã azul amarrado uns nos outros a uma leve distancia para dificultar o caminho.
 Com os olhos vendados, utilizando a voz (audição) dos colegas de equipe como orientação, o aluno deve chegar até o final dos obstáculos e pegar o ultimo pino em destaque. 
A equipe Azul quase conseguiu! Chegou na metade da prova! Parabéns!

Equipe vermelha errou no começo por falta de equilíbrio.
















Relato:
Os alunos observaram o quanto somos dependentes da visão e destacamos o quanto deve ser difícil para um cego andar pelas ruas e lugares desconhecidos. O quanto essa sensação de dependência dos outros, não saber onde pisa, o desconhecido, nos assusta e da louca vontade de alguns de tirar a venda. O medo de cair por não ter noção de espaço... O vazio.
        Quais os problemas enfrentados nesta etapa?
Nervosismo (sistema nervoso), falta de concentração.
- É por ali! Venha mais para cá! - aluno
Lembramos que a pessoa que não enxerga tem somente o som do que esta a sua volta para se guiar, logo não saberíamos diferenciar para que lado seria esse "ali"
      Desespero dos que estavam olhando a deixar o participante as cegas de apreensão quando estava prestes a bater um dos pinos o que acabava por fazer perder a prova.
        A falta de parceria, cada uma que dizia uma direção diferente para o participante o que o atordoava.

Resultado: A unica equipe a conseguir chegar até o final e pegar o pino foi a equipe Amarela e por ter ganhado a a 1ª Etapa estão na frente.

Fizemos um leve debate sobre a sensação de cada um e concluímos a primeira rodada.
Peço desculpas pelo atraso na gincana por causa do desvio de atividade que não estava na programação, mas agradeço a participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário