Translate

sexta-feira, 1 de março de 2013

21-02-2013 - Quinta
Esclarecimento: A disciplina de Educação de Valores Humanos conjunto as disciplinas de Ensino Religioso e História foram juntadas numa só (interdisciplinaridade), para melhor entendimento e adiantar assuntos devido ao atraso do ano letivo.

Lembrando que... Apesar dos assuntos tratados abaixo pertencerem em parte ao 6º ano, os valores sobre Politica, direitos e deveres, LIBERDADE, DESIGUALDADE e outros estão dentro da matriz curricular do 5º ano do Ensino Fundamental, como manda a lei. Para entendermos o sistema politico de nosso país atualmente foi necessário ver uma linha do tempo começando pelo Brasil Império da aula passada.

Recapitulando a aula anterior: Brasil Império e República.
Política - O Brasil foi governado pelos militares
É conhecido como Regime Militar, o período de 1964 a 1985 onde o país foi comandado pelas Forças Armadas Nacionais (Marinha, Exército e Aeronáutica).
Esse período foi marcado na história do Brasil como a DITADURA.
Não existia liberdade
As pessoas não tinham o direito de:
•Falar o que queriam
•De ser ouvidas
•De ter ideias contrarias aos militares e suas regras rígidas de governo.
•Não tinham direito de decidir quem seriam seus lideres 
No entanto a população não aceitou regras que impediam de serem eles mesmos e se voltaram contra o governo nas chamadas REVOLUÇÕES.


Mas o que aconteciam com as pessoas que eram pegas fazendo parte dos movimentos revolucionários?
As pessoas eram torturadas até a morte e era exigido que falassem o nome de seus amigos dos movimentos.
Entre muitas torturas terriveis estavam:
o Pau de Arara
Enrolar as pessoas com arame farpado e depois colocar sal nas feridas.
Afogamento, empurrando a cabeça da pessoa dentro de um recipiente fundo com água para que ficar-se sem ar.
Choques elétricos, entre outros como os vistos abaixo.
chicote de nove caudas usado desde os tempos mais antigos, tem laminas em cada uma das pontas

Nem mesmo as mulheres eram poupadas, geralmente lhes raspavam a cabeça e mandavam para campos de concentração no estrangeiro.

deitado no que parece uma maca com pés e braços amarrados eram esticados até deslocarem todos os ossos.
Os jornais eram censurados
Impedidos de publicar matérias contrarias ao governo ou qualquer coisa que defende-se os direitos das pessoas de se expressar livremente, os textos eram retirados e muitas vezes substituídos por outros sem maior importância como receitas, ou simplesmente deixados espaços em branco em sinal de protesto.
Os filmes eram assistidos primeiro pelos militares que cortavam as falas dos personagens e os trechos que consideravam impróprios para as pessoas assistirem. Assim acontecia com as novelas.
Essa novela da rede Globo foi PROIBIDA de entrar no ar, pela censura.
As noticias na T.V eram censuradas passando-se somente o que eles queriam, com noticias falsas que os defendessem.
Livros, revistas, musicas... Etc. Tudo era censurado, inclusive seu modo de falar, agir e pensar.
Mesmo assim as pessoas conseguiram formas de se expressar.
•Através da musica, às vezes com duplo sentido, cantando hinos de revolta contraria ao governo.
•De poesias, às vezes com mensagens secretas.
•E reuniões sigilosas em sociedades secretas que agiam as escondidas organizando protestos.
As escolas eram obrigadas a seguir os mesmos regimes e os que não seguissem eram castigados com máximo rigor.
palmatoria 
Em determinado tempo as pessoas conquistaram o direito a votar, mas diversas vezes só existia, 1 único candidato o que deixa o povo sem opção.
E se houvesse mais de um candidato?
•o governo militar obrigava as pessoas a votarem em determinado candidato (às vezes trapaceando no resultado)
Ou seja...
•A votação era feita só para dar a ilusão de que o povo tinha algum direito de escolha.
E se existissem um bom presidente que luta-se pelos direitos do povo?
•Estes eram obrigados a renunciar o cargo antes de serem mortos misteriosamente por acidentes etc.
•Ou se suicidarem misteriosamente.
•Nesse jogo o poder sempre voltava para o poder dos militares em um novo regime de governo.
Todo o país se uniu pelo direito a algo que deveria se ter desde o dia em que se nasce...
Depois de muitas, mortes, revoluções e manifestações...
O POVO EXIGIU!
DIRETAS JÁ!



O movimento ganhou força se espalhando por todo o país e assim depois de anos de regime militar o povo finalmente conquistou o direito de VOTAR EM QUEM QUERIA.
O Brasil teve sua liberdade de se expressar e de escolher seus lideres, assim surgiu a...
a DEMOCRACIA
Conclusão debate em sala
Assim vemos o quanto as pessoas tiveram que lutar por um dos grandes valores da humanidade, a LIBERDADE e como em termos POLÍTICOS a sociedade sofre com a DESIGUALDADE DE DIREITOS. É lutando por cidadania que conquistamos nossos direitos para uma sociedade mais justa, portanto não podemos simplesmente deixar tudo como esta porque esta bom do jeito que está, as coisas só melhoram quando aprendemos a agir e não desistir do que de fato queremos.
Viva a democracia sim, mas com direitos iguais para todos!
Musica do tempo da ditadura:
Gal Costa. Brasil! Mostra sua cara!
Trabalharemos melhor o significado dessa musica na próxima aula sobre a politica atual e os direitos conquistados ao longo desses processos políticos.

Matemática - MEDIDAS
Explicação de Tempo (trabalhado na aula passada de Língua Portuguesa com a musica oração ao tempo), Hora, minuto e segundos. Perímetro, litro, quilos e metros.
Explicação do assunto. (p.149 do livro)
Exercício de Classe
1º) Complete:
a) Para medir tecidos usamos ____________.
b) O metro é uma medida de _____________.
c) Para pensar usamos a _____________.
d) O _________ é unidade fundamental de massa.
e) Usamos o litro para medir ____________.
f) medidas maiores que o segundo: __________, ___________, ___________ e _________.
2º) Dê o valor de:
dia  _____ horas
semana ______ dias
quinzena ________ dias
mês ______ ______
bimestre ________ meses
trimestre _________ meses
semestre _________ meses
ano _______ dias
biênio ______ anos
década ______ anos
século ______ anos
milênio ________ anos
arroba _______ quilos
tonelada ________ quilos
1 hora ______ minutos
3 horas  ______ minutos
5 horas  _______ minutos

3º) Resolva os problemas:
a) Dê uma peça de renda com 90 metros foram vendidos 38, 20 m. Quantos metros restam na peça? -  -  - -
b) Vovó pesava 98, 5 kg e emagreceu 12, 3 kg. Quanto esta pesando agora?



Nenhum comentário:

Postar um comentário