Translate

sábado, 16 de março de 2013

Segunda -  11-03-2013
Esclarecimento: Devido ao não recebimento do salário desde o mês de Novembro, fui novamente reivindicar meus direitos na Secretaria de Educação e no Banco, logo passei o dia inteiro correndo atrás do que é meu por direito, deste modo agradeço a Profª Marisa que tão gentilmente ficou com a turma, para que não ficassem sem aula.
Ciências
Doenças e vacinas
As doenças
            Doenças são alterações do organismo que diminuem nossa resistência física e nos enfraquecem. Muitas delas são causadas por seres vivos muito pequenos chamados micróbios.
            Os micróbios se encontram em toda parte: no ar, no solo, na água, nas plantas, no corpo das pessoas e dos animais, etc. Eles só podem ser vistos com auxílio de um microscópio. Os micróbios causadores de doenças podem passar de uma pessoa doente para outra sadia. A pessoa sadia é, então, contagiada pela doença.
O contágio direto e o contágio indireto
            A transmissão dos micróbios de uma pessoa para a outra pode se dar por contágio direto ou contágio indireto.
            O contágio direto ocorre através de um abraço, de um aperto de mão, de um espirro, da tosse, etc.
            O contágio indireto ocorre quando pessoas sadias usam objetos contaminados por doentes, como vasilhas, roupas, lenços, etc.
            O contágio indireto também pode ocorrer através de animais, como pulgas, percevejos, mosquitos, moscas, ratos, etc.
            Quando pegamos uma doença contagiosa, devemos tomar o máximo cuidado para evitar transmiti-la a outras pessoas.
As vacinas
            Nosso corpo tem defesas naturais contra as doenças. Essas defesas são os anticorpos. A pessoa sadia e bem alimentada já possui suas defesas naturais, isto é, seus anticorpos naturais. Existem hoje muitas vacinas que protegem nosso organismo contra as doenças. As principais são:
  • Vacina tríplice – contra a difteria, o tétano e a coqueluche;
  • Vacina dupla – contra a difteria e o tétano;
  • Vacina contra a varíola;
  • Vacina contra o sarampo;
  • Vacina Sabin, contra a poliomielite ou paralisia infantil;
  • BCG, contra a tuberculose;
  • Vacina anti-rábica ou vacina contra a raiva. A raiva é transmitida pela moradia de animais mamíferos que estão doentes.
Dengue e febre amarela
            A dengue e a febre amarela são doenças causadas por vírus e transmitidas por um mosquito: o Aedes aegypti. Ele é parecido com o pernilongo e vive nas residências e em suas proximidades.
            A fêmea do Aedes aegypti deposita seus ovos em locais com águas paradas e limpas, como vasos de plantas aquáticas, pneus, latas, garrafas, caixas-d’água, etc.
            Devemos evitar que pneus, garrafas, latas e mesmo vasos de plantas aquáticas fiquem expostos ao ar livre, pois favorecem a multiplicação de mosquitos.
            Quando uma pessoa com dengue é picada pelo mosquito, o vírus da doença é levado a outras pessoas que forem picadas por ele. A pessoa com dengue sofre febre alta, dores e cabeça, dores nos olhos e no corpo, enjoos e erupção na pele.
            A febre amarela é mais grave que a dengue. Ela é causada por outro tipo de vírus e pode provocar problemas sérios nos rins e no fígado, e causar hemorragia.
            Para evitar essas doenças precisamos combater os mosquitos transmissores e suas larvas. Não existe vacina contra a dengue. Só há vacina contra a febre amarela.
AIDS
            Como vimos, nosso corpo possui anticorpos que o protegem de certas doenças. Mas existe um vírus que destrói justamente os anticorpos que defendem o organismo. É o vírus da AIDS.
            A pessoa que tem AIDS fica fraca, sujeita a contrair doenças infecciosas graves e até certos tipos de câncer. O aidético, ou seja, aquele que tem AIDS, sente muito cansaço e fraqueza, emagrece rapidamente, transpira muito a noite, tem diarréia constante e manchas pelo corpo.
            O vírus da AIDS se transmite por:
  • Relação sexual;
  • Transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado;
  • Uso de seringas e agulhas de injeção contaminado;
  • Gestação ou parto, da mãe para o filho.
A AIDS não tem cura. A pessoa que pega essa doença pode morrer em pouco tempo. O aidético necessita de atenção e carinho, e um simples abraço ou aperto de mão não transmite o vírus da doença.
Raiva ou hidrofobia
      Gatos, morcegos, ratos e cachorros podem transmitir o vírus da raiva ao homem através de mordidas, arranhões ou lambidas.
      Para evitar a raiva ou hidrofobia, é necessário:
  • Vacinar gatos e cachorros todos os anos;
  • Não permitir que esses animais andem soltos nas ruas;
  • Levar a pessoa ferida por animal infectado a um hospital para receber a vacina anti-rábica.
A vacina anti-rábica foi descoberta pelo cientista francês Louis Pasteur.
Doenças de Chagas
            A doença de Chagas recebeu esse nome por ter sido pesquisada por Carlos Chagas. Esse cientista brasileiro descobriu a micróbio causador da doença: o Trypanosoma cruzi ou tripanossomo.
            O tripanossomo vive no intestino de um inseto chamado barbeiro. Quando pica uma pessoa, o barbeiro deixa suas fezes com o tripanossomo junto à picada. A pessoa se coça e, assim, o tripanossomo penetra no seu corpo. Ele entra na corrente sanguínea e se aloja principalmente no coração, no esôfago e nos intestinos.
            Algumas medidas importantes para evitar a doenças de Chagas:
  • Não construir casas de pau-a-pique, pois esse tipo de habitação é excelente abrigo para o barbeiro;
  • Morar em casas de tijolos e rebocadas;
  • Dedetizar a casa periodicamente.
Tuberculose
            A tuberculose é uma doença contagiosa provocada por um tipo de bactéria denominada bacilo de Koch. Esse micróbio foi descoberto por Robert Koch.
            A tuberculose ataca principalmente os pulmões. Essa doença é transmitida por contágio direto, através de gotículas de saliva que as pessoas doentes expelem ao espirrar, tossir, falar, etc., ou por contágio indireto, através do contato com objetos contaminados por pessoas portadoras da doença.
            A tuberculose se caracteriza por tosse, febre, falta de apetite, perda de peso, etc.
            Para evitar a tuberculose, devemos:
  • Tomar a vacina BCG;
  • Evitar o contato direto com pessoas que tenham a doença;
  • Levar uma vida sadia, com boa alimentação e atividades ao ar livre.
Tétano
            O tétano é uma doença causada por um tipo de bactéria que vive na poeira, no lixo, no estrume dos animais, em pregos, arames e latas enferrujadas, etc.
            A bactéria causadora do tétano penetra n organismo através de ferimentos feitos na pele. Para evitar o tétano, é necessário:
  • Cuidar imediatamente de qualquer ferimento, lavando-o com água e sabão;
  • Desinfetar o ferimento com água oxigenada;
  • Procurar um médico no caso de ferimento grave;
  • Tomar a vacina antitetânica (contra o tétano).
Cólera
            A pessoa pega cólera quando ingere água ou alimentos infectados pelo vibrião (um micróbio) causador da doença. Quando está com cólera, a pessoa tem muita diarreia  cólicas abdominais, desidratação rápida, perda de peso, dores no corpo, náuseas e vômitos, câimbras, e sua pele fica azulada, seca e enrugada.
            Para evitar a cólera, devemos:
  • Somente consumir água e leite fervidos. A água deve também ser tratada com cloro;
  • Evitar ou substituir por outros pratos os alimentos crus, como peixes e frutos do mar;
  • Lavar bem, em água esterilizada, os legumes e as verduras;
  • Observar ao máximo todos os hábitos de higiene.
Verminoses
            As verminoses são doenças causadas por vermes. Os principais vermes são a lombriga, o ancilóstomo e o esquistossomo.
            As lombrigas se desenvolvem no intestino das pessoas. Adquirimos os ovos da lombriga comendo frutas, verduras mal lavadas, alimentos expostos à poeira e às moscas e levando a mão suja à boca. A pessoa com lombriga sente dores de cabeça, fica enfraquecida e pode até morrer.
            Os ancilóstomos causam o amarelão. A pessoa adquire o amarelão ao beber água contaminada pelas larvas do ancilóstomo. As larvas entram também no nosso corpo pela sola dos pés. Os ancilóstomos se alojam nos intestinos da pessoa, deixando-a contaminada, muito fraca e com a cor amarelada.
            Os esquistossomos provocam a esquistossomose ou barriga-d’água. Seus ovos saem com as fezes da pessoa infectada. Caindo na água de um rio ou lago, as larvas penetram em caramujos e se transformam em outras larvas. Quando vai tomar banho no rio ou lago contaminados,  pessoa adquire a larva. Quem tem esquistossomose sofre de hemorragias, diarreia  aumento do abdômen, etc. Para evitar a esquistossomose, é importante:
  • Não entrar em rios ou lagos poluídos ou contaminados;
  • Somente defecar nas privadas;
  • Beber apenas água filtrada ou fervida.
Exercício
1º) O que são doenças?
2º) O que são micróbios?
3º) Onde encontramos os micróbios?
4º) Como pode ser contágio?
5º) Como ocorre o contato direto?
6º) Quem contamina com contagio indireto?
7º) O que são anticorpos?
8º) Quais são as principais vacinas?
9º) Qual o nome da vacina contra Tuberculose?
10º) Como fica uma pessoa com Dengue?

Aula de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário