Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

Terça 16 Julho 2013
Geografia + Geografia
Slide: Unidade 4 Relevo e Hidrografia
O que é Hidrografia? 
 Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta. (Fonte: Wikipédia)
As ações da natureza e do ser humano no relevo. (p.54)
O relevo vem sendo formado e transformado  no decorrer do tempo pela ação dos fenômenos da natureza.
Como as erupções vulcânicas
•Que com a lava e suas explosões acabam fazendo deformações e rupturas na terra.





Terremotos

(assunto de 6º ano)

O que são placas tectônicas? 

(fonte: Mundo Estranho)

o-que-sao-placas-tectonicas
São os gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra, as dez principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, alterando suas dimensões e modificando o contorno do relevo terrestre. Esses gigantescos fragmentos atuam como artistas que recriam a paisagem da Terra. Aliás, a palavra tectônica vem de tektoniké, expressão grega que significa "a arte de construir". "Mas é mais correto chamar essas estruturas de placas litosféricas, já que elas se estendem por toda a camada exterior do planeta, a chamada litosfera", diz o geofísico Eder Cassola Molina, da Universidade de São Paulo (USP).
A litosfera possui cerca de 150 quilômetros de espessura, uma ninharia perto dos 6 371 quilômetros necessários para se chegar até o centro do planeta. Cada vez que as enormes placas se encontram, uma grande quantidade de energia, equivalente a milhares de bombas atômicas, fica acumulada em suas rochas. De tempos em tempos, o arsenal é liberado de forma explosiva, através de terremotos que chacoalham o globo - geralmente, nas bordas das placas. Nos limites dos blocos que sustentam oceanos, a trombada subterrânea pode dar origem a vulcões, quando montanhas de rocha derretida aproveitam as fendas para subir por entre as placas.
Continuando...
Os ventos
Tempestade de areia formam as dunas e alteram o relevo natural da paisagem.

vista do espaço



Chuvas

O ser humano também é um grande transformador do relevo terrestre?
•Sim, mas de que forma?

As raízes das plantas são as grandes responsáveis por segurar a terra dos morros e ainda diminuir a incidência de chuva contra o solo fazendo com que a água corra mais lentamente ao ter que fazer curvas. 
Quando há o desmatamento o solo se torna frágil e a água corre com mais velocidade a destruir tudo em seu caminho, o que chamamos de deslizamento de terra.

Extração de minérios

Retira a vegetação natural do lugar O que acelera o processo de erosão dos solos.

Os rios e o relevo brasileiro
•Desde as nascentes até a foz, os rios correm por diferentes lugares e fazem parte das mais diversas paisagens.
rio São Francisco é um importante curso de água que percorre 2.830 km no território brasileiro, é popularmente chamado de Velho Chico.
Esse rio brasileiro nasce no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, e sua nascente está situada a uma altitude de 1.200 metros. Em sua extensão, corta o estado da Bahia. Ao norte do território baiano, o rio serve de fronteira natural com Pernambuco, além de estabelecer limites entre os territórios de Sergipe e Alagoas.
O rio, em seu percurso, corta áreas influenciadas por diferentes climas, vegetações e relevos, sendo utilizado com fonte hídrica para a geração de energia em cinco usinas hidrelétricas.
Nas áreas próximas às nascentes e à foz, as chuvas são relativamente abundantes, já nos outros pontos, o clima é muito seco.
O Velho Chico percorre regiões semiáridas, com pouca chuva e afluentes temporários, mesmo assim é perene (não seca em nenhum período do ano), isso porque seu volume é mantido por afluentes (perenes) no centro do estado de Minas Gerais.
Em toda sua extensão, conta com um total de 168 afluentes, sendo 90 na margem direita do rio e 78 na margem esquerda. O rio possui uma enorme importância econômica, social e cultural para os estados cortados por ele.
Em diversos trechos, o São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e gipsita, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas.
Suas águas são usadas para o turismo, lazer, irrigação, transporte, entre outros, desempenhando um importante papel socioeconômico para os estados e, principalmente, para as cidades em sua margem.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
•Nos lugares onde existem serras, irregularidades e outras formas elevadas de relevo, as águas dos rios correm de maneira mais rápida e geralmente há, em seu caminho, muitas cachoeiras e corredeiras.
Rio Largo - AL
 Paulo Afonso é um município brasileiro do estado da Bahia. Foi emancipado em28 de julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574 km² e sua população é de 110.193 (2012). Sua densidade demográfica é de 70,02 h/km².
Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. (Fonte: Wikipédia)
•Nos lugares com relevo mais plano, os cursos dos rios costumam ser mais sinuosos, ou seja, possuem muitas curvas, e suas águas correm lentamente.
As partes de um rio (p.58)
•Nascente
•Rio afluente
•Rio principal
Qual o rio principal no mapa?
São Francisco 

Como os rios são transformados?
desmatamento leito do rio

hidrelétrica

barragem

Rio Tietê - SP
Transposição do Rio São Francisco

Correção do exercício p.50 e 51
Exercício p. 63 1º) e 2º) a) 1 linha b) 3 linhas
Tarefa de casa: Desenhe as partes de um rio (nascente, rio afluente, rio principal e foz).
Educação de valores Humanos + Ensino Religioso.
Dinâmica do guardanapo - Magoar as pessoas. Os sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário