Translate

sábado, 27 de julho de 2013

Terça 23 Julho 2013
Geografia + Geografia
Correção do exercício p.63 e partes do rio
Passa ou Repassa unidade 3 e 4

Slide: Unidade 5 - O Brasil e suas regiões p. 68
Obs.: Assunto da Gincana de Geografia
O Brasil é um país que possui grande diversidade:
•Natural
•Econômica

•e Cultural
Cada região brasileira expressa essas diversidades por meio de suas paisagens...
...pelo desenvolvimento de sua economia e pelo modo de vida de seus habitantes.

O que mostram as imagens?

Nordeste
Norte
•Diferenças naturais, econômicas e culturais.
•Cada estado tem um governo próprio, que tem sua sede na capital do estado.
No Distrito Federal, encontra-se a cidade de Brasília, capital do nosso país.
IMAGINE
•Que sua escola fosse um país. Cada sala seria o que?
Estados.
•E onde ficaria sua sede? O local de comando do país?
Na diretoria.
•Supondo que a escola fosse um país e a diretoria sua sede. Quem seria o presidente? E qual sua função?
Supondo que cada sala fosse um estado...
Quem seria seu governante?
Professor
E qual seria sua função?
Governar, ou seja, administrar o estado para que haja desenvolvimento.
E quem seria o prefeito?
Um aluno que representa-se a turma, ou seja, uma cidade.
Palácio da Alvorada
Brasília: uma capital planejada
•Em 1956, a capital do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro.
•Naquela mesmo ano, o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira......deu início à construção de uma nova capital para o Brasil: Brasília, planejada para ser construída na região central do país.


Congresso Nacional
•O projeto da cidade de Brasília foi desenvolvido pelo arquiteto Lúcio Costa.
•Os principais edifícios da cidade foram desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Catedral de Brasília

•Brasília foi construída por trabalhadores vindos de todas as partes do país, principalmente, do Nordeste.
A inauguração da cidade ocorreu em 21 de Abril de 1960.
A construção da nova capital representou o início de uma época de grandes mudanças no território brasileiro e intensificou a ocupação do interior do país.
A divisão do Brasil em regiões p.72
•Embora o Brasil apresente diferentes tipos de paisagens, vastas áreas de seu território reúnem características semelhantes.

•Essas características podem ser naturais, históricas, econômicas ou sociais.
•Essas áreas que reúnem características semelhantes podem ser delimitadas e chamadas de regiões.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que é um órgão do Governo Federal, dividiu o território do nosso país em cinco grandes regiões.

As grandes regiões brasileiras estão interligadas pelas vias de transporte.
•A rede de transportes brasileira é composta:
•Rodovias
•Ferrovias
•E rios com extensos trechos navegáveis.
•Há também as vias aéreas e a presença de portos e aeroportos em diversas cidades do Brasil.
DEBATE RÁPIDO
Por que é importante estudar isso tudo?
Opinião geral da turma. Avaliação do conteúdo.
Uma minoria subentende que o assunto é importante meramente para ser alguém na vida, mas a maioria compreende este assunto de geografia como uma forma de entender a politica do nosso país, como funciona e porque existem fronteiras e divisões do nosso país em regiões.
        Foi entendido que com os assuntos abordados como Estados e Capitais, podemos nos localizar e saber que direção tomar caso queira fazer uma viagem, visitar alguém ou como citado tirar carteira de motorista, as placas de carro que contem as siglas dos estados e as capitais. Em como nossos estados estão ligados pelos meios de transporte e como isso influencia no nosso desenvolvimento e deslocamento de pessoas de um canto a outro.
Avaliação de desempenho da turma por entendimento: 9.
Parabéns! Estão demonstrando realmente estar atentos aos assuntos, gostei de ver turminha, mas tem gente que ainda precisa prestar mais atenção.
Observação: Esta é só uma avaliação de desempenho da turma e dos alunos sem fins de pontuação. NÃO valendo nota para a disciplina.

Língua Portuguesa (em conjunto com geografia - interdisciplinaridade)
O uso de maiúscula e minusculas nos nomes dos Estados e Capitais e acentuação na atividade de geografia.

Educação Física 

Nenhum comentário:

Postar um comentário