Geografia + Geografia
Correção do exercício p.63 e partes do rio
Passa ou Repassa unidade 3 e 4
Slide: Unidade 5 - O Brasil e suas regiões p. 68
Obs.: Assunto da Gincana de Geografia
O Brasil é um país que possui grande diversidade:
•Natural
•Econômica
•e
Cultural
O
que mostram as imagens?
Nordeste
Norte
•Diferenças
naturais, econômicas e
culturais.
•Cada
estado tem um governo próprio, que tem sua sede na capital do estado.
No
Distrito Federal, encontra-se a
cidade de Brasília, capital do nosso
país.
IMAGINE
•Que
sua escola fosse um país. Cada sala seria o que?
•Estados.
•E
onde ficaria sua sede? O local de comando do país?
•Na
diretoria.
•Supondo que a escola
fosse um país e a diretoria sua sede. Quem seria o presidente? E qual sua
função?
Supondo
que cada sala fosse um estado...
•Quem
seria seu governante?
•Professor
•E
qual seria sua função?
•Governar,
ou seja, administrar o estado para que haja desenvolvimento.
•E
quem seria o prefeito?
•Um
aluno que representa-se a turma, ou seja, uma cidade.
Brasília:
uma capital planejada
•Em
1956, a capital do Brasil
era a cidade do Rio de Janeiro.
•Naquela
mesmo ano, o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira......deu
início à construção de uma nova capital para o Brasil: Brasília, planejada para
ser construída na região central do país.
•O
projeto da cidade de Brasília foi desenvolvido pelo arquiteto Lúcio Costa.
•Os
principais edifícios da cidade foram desenhados pelo arquiteto Oscar
Niemeyer.
•Brasília foi
construída por trabalhadores vindos de todas as partes do país, principalmente,
do Nordeste.
•A
inauguração da cidade ocorreu em 21 de Abril de 1960.
•A
construção da nova capital representou o início de uma época de grandes
mudanças no território brasileiro e intensificou a ocupação do interior do
país.
•Embora o Brasil
apresente diferentes tipos de paisagens, vastas áreas de seu território reúnem
características semelhantes.
•Essas características
podem ser naturais,
históricas, econômicas ou sociais.
•Essas áreas que
reúnem características semelhantes podem ser delimitadas e chamadas de regiões.
O Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatísticas (IBGE), que é um órgão do Governo Federal, dividiu o
território do nosso país em cinco grandes regiões.
As
grandes regiões brasileiras estão interligadas pelas vias de transporte.
•A rede de transportes
brasileira é composta:
•Rodovias
•Ferrovias
•E rios com extensos
trechos navegáveis.
•Há também as vias
aéreas e a presença de portos e aeroportos em diversas cidades do Brasil.
DEBATE
RÁPIDO
Por
que é importante estudar isso tudo?
Opinião geral da turma. Avaliação do conteúdo.
Uma minoria subentende que o assunto é importante meramente para ser alguém na vida, mas a maioria compreende este assunto de geografia como uma forma de entender a politica do nosso país, como funciona e porque existem fronteiras e divisões do nosso país em regiões.
Foi entendido que com os assuntos abordados como Estados e Capitais, podemos nos localizar e saber que direção tomar caso queira fazer uma viagem, visitar alguém ou como citado tirar carteira de motorista, as placas de carro que contem as siglas dos estados e as capitais. Em como nossos estados estão ligados pelos meios de transporte e como isso influencia no nosso desenvolvimento e deslocamento de pessoas de um canto a outro.
Avaliação de desempenho da turma por entendimento: 9.
Parabéns! Estão demonstrando realmente estar atentos aos assuntos, gostei de ver turminha, mas tem gente que ainda precisa prestar mais atenção.
Observação: Esta é só uma avaliação de desempenho da turma e dos alunos sem fins de pontuação. NÃO valendo nota para a disciplina.
Língua Portuguesa (em conjunto com geografia - interdisciplinaridade)
O uso de maiúscula e minusculas nos nomes dos Estados e Capitais e acentuação na atividade de geografia.
Educação Física
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