Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Quinta 15-08-2013
Matemática + Matemática
Porcentagem - explicação, correção e exercícios.
História do Brasil - Já que os alunos demonstram total desconhecimento da História do Brasil, infelizmente me vi obrigada a ministrar esse conteúdo para só então poder voltar a unidade 2 do livro, sendo assim, estas aulas seriam um complemento que foi dividido em 3 partes.
                       •No ano de 1500, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras, 13 caravelas comandadas pelo português Pedro Álvares Cabral...
avistaram terra na região que chamaram de Monte Pascoal. 
 22 de Abril de 1500.
Mas onde fica o Monte Pascoal?

Quem foi Pero (Pedro) Vaz de Caminha?
Foi o escritor responsável pelos registros da viajem de Pedro Álvares Cabral.
Pindorama : nome de nossa terra atribuído por algumas tribos indígenas.
•Em tupi-guarani significa terra das palmeiras. Esse nome foi mais usado no período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil (1500).
Na verdade, os portugueses acreditavam que tudo era apenas um grande monte, até que Cabral suspeitou que existia uma faixa de terra também, chamando o local de Ilha de Vera Cruz.

•Após outras expedições portuguesas na região, foi descoberto que não se tratava de uma ilha, mas sim de uma enorme área continental, fazendo com que novamente o nome fosse alterado para Terra de Santa Cruz.
•Após a descoberta do pau-brasil, em 1511, a região ficou conhecida pelo nome que possui atualmente: Brasil.
Muitos críticos salientam que o emprego do termo “descobrimento” é baseado em uma visão eurocêntrica, uma vez que já existiam muitos povos indígenas habitando o Brasil.
Para evitarem guerras e disputas territoriais, a fim de melhor poderem explorar as novas terras, Portugal e Espanha elaboram o Tratado de Tordesilhas, em 1494.
Mesmo após a descoberta de uma potencial área de exploração, Portugal ainda mantinha seu foco no comércio com as Índias, visto que as especiarias da região eram muito apreciadas.
•No Brasil, passaram a explorar unicamente o pau-brasil, uma árvore possuidora de uma madeira de tom avermelhado muito comercializada no velho continente.
•A palavra Brasil deriva de brasa,pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa.
•Para a exploração do pau-brasil, os portugueses usavam o trabalho indígena por meio da política do escambo: os colonizadores davam insignificantes presentes (espelhos, apitos, etc.) em troca do trabalho indígena.
•A partir de 1530, após a expedição de Martin Afonso de Souza, Portugal passou a se interessar mais pelo Brasil, visto as potencialidades de exploração.
•Além disso, muitos piratas estrangeiros roubavam ilegalmente o pau-brasil, crescendo também a ameaça de uma ocupação estrangeira definitiva.
•Assim, a metrópole decidiu, de fato, colonizar o Brasil, resultando na experiência do plantio de cana-de-açúcar e do surgimento do sistema de capitanias hereditárias.

Fonte dos textos do slide:
•Há teorias que indicam que os portugueses já sabiam das terras brasileiras, por meio do navegador Duarte Pacheco, mas para não chamar a atenção dos espanhóis haviam mantido em segredo para depois vir Cabral.

INTERVALO com jogos e brincadeiras (de acordo com a proposta dos representantes e com o apoio da Profª Mércia e Ivanete).


Língua Portuguesa - reposição
Quem a paca cara compra, paca cara pagará - Trava língua
O que são parlendas?
São versinhos recitados em brincadeiras que podem ser cantados ou rimados. São usados para entreter e distrair, sendo de gosto popular passando de geração em geração, assim fazendo parte do folclore brasileiro, pois representam a tradição cultural de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário