Quinta 22 - 08 -2013
Dia do Folclore
Matemática + MatemáticaExercícios sobre porcentagem
História + História + Arte (aula de reposição)
Slide: Folclore
Observe bem os detalhes da imagem a
seguir.
•Que objetos nós podemos ver na imagem?
•O que representa?
•Podemos identificar diversas culturas?
•Quais?
•bandeirinhas de São João (Nordeste), igrejas, gaucho
(Rio Grande do Sul - Sul), boi (Amazonas - Norte), Cristo Redentor e Pão de
Açúcar (Rio de Janeiro - Sudeste).
•Há referencia a todas as regiões do Brasil?
Que
ideia trás o desenho?
•"folklore" significa
sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou
conhecimento).
•Folclore é o conjunto de
tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios,
danças e costumes que são passados de geração em geração.
O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande
importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a
tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam
transmitidas através das gerações.
•O
folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações
culturais em todo o Brasil.
Festas
populares:
•Carnaval
•Festas Juninas
•Cavalhadas
•Festa do Divino.
Lendas
e Mitos:
•Saci-Pererê
•Negrinho do pastoreio
•Mula sem cabeça
•Curupira
•Bicho-papão
•Lobisomem
Música
e Dança:
Arte - confecção de peixes de origami
Música: Peixe Vivo
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Nenhum comentário:
Postar um comentário