Translate

sábado, 10 de agosto de 2013

Sexta 09-08-2013
Língua Portuguesa + Língua Portuguesa + Arte (aula reposta dentro da aula de língua portuguesa).
Slide: Desenho e Pintura
•O Desenho é diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado. 
Qual a diferença entre Desenho, Pintura e Gravura?
Gravura é uma imagem representando algo, como pinturadesenhosrelevos, etc. O material pode variar e classifica-se a gravura de acordo com o material de que é feita.
Exemplos de gravura:

A mais conhecida forma de gravura é a Xilogravura.
Novela Cordel Encantado.
Que recurso literário ainda se utiliza dessa forma de arte?
Por que o cordel tem esse nome?
Literatura de cordel é um tipo de poema popular, oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.
O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. Essa tradição se espalhou para o Nordeste do Brasil, onde o nome acabou sendo herdado, porém a tradição do barbante não se manteve.
Pintura
•A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos.
Desde a mais remota história o homem utiliza-se da pintura para se expressar.
Arte de pintura RUPESTRE.
Pintura campestre
Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede.
Aqui temos algumas obras do pintor Leonid Afremov
A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas. 
A pintura se expressa através da superfície onde será produzida e dos materiais, como pincéis e tintas, que lidam com os pigmentos. 
Por Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola
Mas o que é essencial para desenvolver qualquer tipo de arte?
CRIATIVIDADE!




Língua portuguesa exercício
1º) Quais as características do cordel?
xilogravura (desenho), feito em versos, relata sentimentos e a realidade local ou acontecimentos marcantes da história.
2º) Por que o cordel tem esse nome?
Porque era pendurado em cordões
3º) Qual a origem do cordel?
Veio de Portugal
Slide: Autores
Mafalda

•É uma personagem criada pelo cartunista argentino Quino. Nas tiras apresenta uma menina (Mafalda) preocupada com a humanidade.


•Nessa tira quem são os personagem principais?
•Onde ocorre? Em que cenário?
•Essa tira representa uma crítica, aventura ou piada? E qual sua mensagem?
 INTERPRETAÇÃO DOS QUADRINHOS






 Copia da página 73 do livro de história sobre Folclore.
Contação de história (Hora do conto)
coleção Mauricio de Souza sobre Folclore


Reunião com os representantes de turma
Propostas dos representantes de turma do 5º ano B - 2013
1 – Educação física de qualidade e uma bola
2 – Música, jogos e brincadeiras na hora do intervalo com concurso de dança, divididos nos dias da semana.
3 – Biblioteca na escola ou na turma.
4 – Ensinar a ler quem não sabe.
5 – Passeios para fora da escola.
6 – Respeito ao professor e aos alunos.
7 – Grupos de estudos.
8 – Monitores de disciplinas que ganhem pontuação, por seu trabalho.
9 – Informática.

10 – Conserto do ventilador.
Sugestões, reivindicações das outras chapas concorrentes na eleição 2013 – 5º ano B
1 - Limpeza no banheiro. 
2 – Mais tempo de intervalo. (vetado, pois é estipulado pela lei apenas os 15 minutos, mas ainda está em fase de analise).
3 – Gincana de Educação física.
4 – Ter aulas aos sábados com gincanas valendo nota.
5 – Hora do conto. (FEITO)
6 – Cinema com pipoca.
7 – organização da escola.
8 – Regras feitas pelos alunos junto com a professora, um acordo.
9 – Menos barulho na hora da aula. (quase impossível, mas vamos tentar)
10 – Não jogar lixo no chão.
11 – Merenda melhor. (reforçado que é quase impossível devido a verba dada a escola, mas em analise a possibilidade de um piquenique dentro da sala com brincadeiras, estimulando a partilha e a solidariedade - APROVADO)
13 – Gincana entre turmas.
14 – Acesso a cultura na escola com apresentações.
15 – Ter campanhas de incentivo a leitura, estudo e palestras.
16 – Mais brinquedos.
17 – Menos preconceito.
Acertado segundo a proposta de nº 2
Segunda e Terça intervalo normal
Quarta - jogos na sala
Quinta - Brincadeiras na sala
Sexta - Balada (com consurso uma vez por mês)
Sugestões adicionais da Professora
Jornal da escola - com coluna de noticias, fofoca, manchete, fotos, receitas, jogos, entrevistas, recadinhos etc. Em forma de Blogger como este.
Grupo de Teatro e Contadores de História
Piquenique - uma vez por mês combinamos de trazer algo diferente e saudável para lancharmos juntos e dividirmos uns com os outros, cantamos no intervalo e fazemos brincadeiras de confraternização, concurso de piadas etc.
Gincana sobre Meio Ambiente - com jogos, palestras e apresentações além de competições. (durante uma semana envolvendo todas as disciplinas).
Fazer uma pesquisa sobre que assuntos de aulas os alunos gostariam de ver que não faz parte da programação, algum tema de curiosidade etc. que possamos encaixar durante nossas aulas.
Atenção alunos! Agora é a sua vez! Se tem alguma ideia repasse aos representantes de turma que iram informar a professora e assim por meio de reunião iremos ver as melhorias para a turma, contamos com todos.
As propostas foram analisadas entre os representantes e a professora (EU - Profª Anissa Marques) e fizemos uma eleição oral para ver a opinião da maioria da turma que concordou com as propostas, sugestões e reivindicações,  assim sendo, pela autoridade que é cabível a mim, torno por meio desse relato válido esta reunião e aceito o desafio de lutarmos para que se realizem. 
A próxima reunião dos representantes será com a coordenação e direção da escola para acertar os combinados que não dependem da professora regente da turma.
Juntos somos mais fortes!
REUNIÃO DOS PROFESSORES
Devido a reunião de professores as turmas foram liberadas após a merenda escolar (chuinf! aula de Arte), no entanto, o 5º ano B saiu por ordem de comportamento fechando o horário de saída excedente ao horário normal para alguns alunos que estavam com pendencias de atividades.

Reunião: Tratando dos assuntos ligados a Sala de Recursos e ao desempenho dos alunos em sala de aula, bem como os trabalhos a cerca do mês do folclore e planejamento conjunto para acertarmos propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário