Translate

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

19-09-2013 Quinta
Matemática + Matemática
Exercício Geometria
Confecção de formas geométricas com palitos e massa de modelar.















































História+ História
Unidade 3 p.35
3. Ocupação lenta (continuação)
•No fim do século XVI, com apenas cem anos de presença européia, a população no território brasileiro, contando colonos, africanos escravizados e indígenas integrados à sociedade colonial, era de cerca de 100 mil pessoas.
•A agricultura canavieira multiplicou-se em centenas de novas plantações e engenhos, e estimulou o cultivo de outros produtos, como tabaco e algodão, originários do meio tropical e bem conhecidos dos índios.
•A criação de gado, desenvolvida nas terras do interior do nordeste, expandiu-se em direção ao vale do rio São Francisco e era responsável pelo fornecimento de carne e couro para os engenhos e vilas do litoral.
Outra região começou a ser ocupada no início do século XVII foi o norte: tanto por razões políticas (defesa do litoral do Maranhão e do Pará contra os ataques e tentativas de invasão e ocupação, primeiro de franceses e ingleses depois holandeses
•quanto por razões econômicas (necessidade de usar o trabalho indígena, quase sempre forçado, na exploração dos produtos naturais encontrados nos rios e matas amazônicas, que também eram exportados para a Europa.
•Ao mesmo tempo, a atuação dos bandeirantes paulistas, saindo das vilas de São Vicente e São Paulo...
em direção aos sertões com suas expedições de colonos e mamelucos (mestiços de brancos e índios) para capturar e escravizar indígenas e procurar ouro, abriu os caminhos da colonização no sul, sudeste e cetro-oeste.

Exercício
1º) Por que a maior parte da população está concentrada na faixa litorânea?
2º) Como as expectativas de encontrar ouro e prata em abundância não se confirmaram ao explorar as americas, os portugueses conheceram há?
3º) Qual árvore era mais utilizada pelos portugueses no Brasil?
4º) Para que era utilizado o pau-brasil?
5º) Como funcionava a prática do escambo?
6º) O interesse pelo pau-brasil atraiu outros países europeus, principalmente os?
7º) A que se deve a colonização de Portugal na america?

Nenhum comentário:

Postar um comentário