Translate

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

07-11-2013 Quinta 
Matemática + Matemática Conclusão do 1º Semestre com avaliação
Revisão para Prova Brasil

Correção de Língua Portuguesa
Continuação do exercício de Língua Portuguesa
3º) Que características são citadas pelo narrador sobre aquele dia?
A chuva fina chegava de mansinho
O aroma encantador, (reflexão) silêncio da natureza
4º) Por que o narrador diz que o meio ambiente pedia socorro?
Por causa do desmatamento, da poluição causadas pelo homem.
5º) A que "casa" se refere o trecho da quinta estrofe?
Natureza
6º) O que significa degradado?
Que foi alvo de degradação; que foi rebaixado
7º) A que consciência coletiva o autor se refere?
Da preservação da natureza, do meio ambiente
8º) O presente texto é um texto?
Crônica narrativa. 
História + História 
Slide:Ocupação mais rápida e mais ampla p. 42 a 44
Livro:

•No século XVIII, a população colonial cresceu mais rapidamente e o território começou a ser ocupado de maneira mais ampla.
ouro

diamante
•A principal razão foi a descoberta por bandeirantes paulistas de ouro e diamante nos territórios dos atuais estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso.
Ouro e os diamantes atraíram novos colonos portugueses, que se instalaram  nas áreas de mineração. 
Ao mesmo tempo, a grande necessidade de trabalhadores para essas atividades fez aumentar consideravelmente o comércio de escravos.
•Milhares deles chegavam da África e eram levados para as vilas, que cresciam sem parar nas áreas de mineração – principalmente em Minas Gerais -, provocando expulsão ou mesmo a eliminação das populações indígenas ali existentes.
A exploração e o comércio de ouro e diamantes foram intensos de 1710 a 1760, diminuindo bastante daí em diante. Mas foi o suficiente para aumentar  a população colonial – que passou de 300 mil para cerca de 3 milhões de habitantes.
Ocasionando  a ocupação de grandes áreas no interior do território: um pouco além da faixa litorânea, no caso de Minas Gerais, e muito além, no caso de Goiás e Mato Grosso.
•No século XIX (19), já no período do Império, houve outro movimento responsável pela ocupação de novas terras na faixa litorânea e em áreas próximas a ela.
Foi a expansão do cultivo de café, que começou por volta de 1820 nos arredores do Rio de Janeiro, espalhou-se pelas encostas do vale do rio Paraíba do Sul e adentrou em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná.
•Depois de substituírem antigas plantações de cana-de-açúcar, os cafezais foram invadindo terras virgens do interior do território ainda cobertas pela Mata Atlântica.
Para produzir toda essa riqueza eram necessários muitos trabalhadores.
•A primeira medida tomada pelas autoridades foi aumentar o comércio de escravos africanos.
Em 1810 (quando começou a crescer a atividade cafeeira) e 1850 (quando o tráfico negreiro foi proibido pelo governo do Império), foram trazidos da África mais de um milhão de escravos, a grande maioria para os cafezais.
Depois de 1850, com a extinção do tráfico, a solução encontrada foi promover a vinda de imigrantes pobres da Europa e da Ásia em grandes quantidade.
Com a independência do país, desapareceu a figura da metrópole intermediando o comércio com o exterior, mas a tendência à maior ocupação das áreas litorâneas se manteve: ainda no século XIX com a expansão cafeeira e, depois, com a industrialização no século XX. 
Trabalho de História
REPOSIÇÃO da aula de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário