Translate

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Quinta 21-11-2013
Reforço com os alunos do 5º ano B com a Profª Ivanete no horário inverso pela manhã de forma voluntária. Parabéns gosto de ver assim, todo mundo se esforçando para melhorar.



 Painel de Natal organizado pela Professora BERNADETE
Parabéns ficou LINDOOOO!
Nossa coordenadora da manhã Ritinha colocando a mão na massa, gostei de ver!
 Parada da leitura turno matutino realizado pela Profª Ivanete com a doação de revistas recreio pela Profª Anissa e participação da Profª Mércia.

























Matemática + Matemática
Fração explicação

Explicação com a Profª Ivanete
Utilizando o material do laboratório de Matemática







Exercício do livro

p.106 1º) p.107 2º) ao 6º)

História + História
Slide:Unidade 2
4. A SOCIEDADE BRASILEIRA p.52
A formação da população p. 55
•O bumba meu boi é uma festa popular tipicamente brasileira. Nela se observa influência das culturas indígenas, africanas e européia, presentes desde os tempos coloniais. 
•O povo brasileiro é resultado da mistura dos povos indígenas que já habitavam o território brasileiro, bem como dos europeus que ocupavam estas terras a partir de 1500, dos africanos trazidos para cá para trabalhar como escravos, e também dos imigrantes europeus e asiáticos que, a partir do final do século XIX, aqui aportaram, a fim de trabalhar como colonos nas plantações.
imigrantes italianos

imigrantes asiáticos 

imigrantes alemãs
•Essa mistura de grupos e culturas – chamada de miscigenação ou mestiçagem – começou cedo, desde os primeiros contatos entre indígenas, portugueses e africanos, continuou durante os períodos colonial e imperial, e se mantém nos nossos dias.
Atualmente, mais da metade da população brasileira é formada de mestiços.
 E, segundo dados oficiais, na maioria das vezes os mestiços se reconhecem como negros, ou seja, como brasileiros afrodescendentes.
•No período colonial ocorreu forte mestiçagem entre portugueses e africanos, geradora de um grande número de descendentes mulatos.


•Muitos deles foram  pessoas de reconhecido talento já em seu tempo: talento para a pintura, a escultura e a música, por exemplo.


Apesar de o processo de mestiçagem no Brasil ser tão antigo e ter ocorrido de forma constante, ele não se deu da mesma maneira em todos os lugares.
•O nordeste, por exemplo, durante a colonização, concentrou a maior parte dos canaviais e dos engenhos e, portanto, dos africanos escravizados.

Ali, a miscigenação maior foi entre portugueses e africanos.
O mesmo aconteceu em Minas Gerais a partir da época da mineração.
•Já em São Paulo, na mesma época, a mestiçagem deu-se principalmente entre portugueses e indígenas, gerando uma população de mamelucos, pois era pequeno o número de africanos na região, quando comparado ao de outras áreas do território brasileiro.
•A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço:
Cabloco = branco + índio
Mulato = negro + branco
Cafuzo = índio + negro
Para maiores informações consultar a p. 57
•É importante lembrar que mesmo os grupos indígenas e africanos que se miscigenaram eram muito diferentes entre si; pertenciam a diferentes etnias, tinham diferentes culturas, falavam diferentes línguas e, no caso dos africanos, vinham de diferentes regiões daquele continente. Tudo isso contribuiu para que essa mistura fosse ainda mais rica.
Mas a miscigenação que caracteriza a população brasileira atual não se encerrou no passado colonial nem ficou restrita aos povos já mencionados.
•Ela continuou de forma semelhante quando, entre meados do século XIX e início do século XX, começaram a chegar os imigrantes europeus e asiáticos.
•A miscigenação desses diversos grupos estrangeiros com a população do Brasil ocorreu de maneira mais intensa no sul e no sudeste do país, regiões onde se concentrou o fluxo dessa imigração.
O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
•Quantos somos hoje?
•De acordo com os primeiros dados oficiais do último Censo demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE) , o Brasil tem cerca de 190 milhões de habitantes.
•O Censo demográfico é a contagem e o levantamento de dados sociais, econômicos e culturais da população brasileira, realizados geralmente entre uma década e outra. 
•Em determinado período de tempo a quantidade de pessoas que nasce é superior a das pessoas que morrem, outro fator que favorece o crescimento populacional é a entrada de um grande número de imigrantes estrangeiros.
•Como não houve no Brasil nenhum outro grande movimento imigratório nas últimas cinco ou seis décadas – a não ser a entrada recente de coreanos, bolivianos e peruanos, mas em número muito menor, se comparado com o passado distante –
•O que explica o crescimento da população?
•Entre outros, a melhoria das condições internas – sobretudo saúde e alimentação -, por exemplo, com a ampliação da oferta de água tratada nas casas e da rede de esgotos, e a criação de programas de acompanhamento de gestantes e de vacinação regular das crianças por todo país.
•Todas essas melhorias diminuíram o índice de mortalidade infantil e contribuíram para o aumento da longevidade das pessoas, ou seja, elas estão vivendo mais.
•O crescimento da população brasileira nas últimas décadas gerou a necessidade de aumentar e melhorar a prestação de serviços públicos em geral, além de diversificá-los, principalmente aqueles voltados para a população idosa.


Contação de História com a Profª Mércia Sarmento 
Os viajantes e o monstro (conto angolano) nas turmas do turno vespertino























































OBRIGADA MÉRCIA PELA BELA HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário