Translate

sexta-feira, 18 de julho de 2014

30-06-2014 Segunda 
Ciências + Ciências
Slide: Alimentação Saudável

Língua Portuguesa
Gênero Narrativo
O termo “narrar” vem do latim “narrativo” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem?, que? quando? onde? por quê? Vejamos a seguir:
• Narrador: é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens).
Tempo: é um determinado momento em que as personagens vivenciam as suas experiências e ações. Pode ser cronológico (um dia, um mês, dois anos) ou psicológico (memória de quem narra, flash-back feito pelo narrador).
Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.
• Enredo: é a trama, o que está envolvido na trama que precisa ser resolvido, e a sua resolução, ou seja, todo enredo tem início, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Personagens: através das personagens, seres fictícios da trama, encadeiam-se os fatos que geram os conflitos e ações. À personagem principal dá-se o nome de protagonista e pode ser uma pessoa, animal ou objeto inanimado, como nas fábulas.

O que vimos foram os recursos que os estilos narrativos têm em comum, agora vejamos cada um deles e suas características separadamente:


Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.
Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.
• Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.
Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

http://www.brasilescola.com/literatura/genero-narrativo.htm


ANOTAÇÃO

A fábula - composta por personagens animais, visando transmitir noções relacionadas à moral e à ética humana. Sua estrutura é simples e de curta duração.

Narrador
Onisciente - um narrador que tudo sabe e tudo vê. Normalmente usado na literatura pela facilidade de narrar os sentimentos e pensamentos das personagens. Conta a história em 3ª pessoa, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo dos personagens, conhece suas emoções e pensamentos.

Personagem -  um narrador que tudo sabe a seu respeito, mas não em relação às personagens que o cercam nem pode ver o contexto com tanta clareza. Pode narrar uma história em que é protagonista. Conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem.

 Observador - limita-se a contar a história do lado de fora na 3ª pessoa sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e por não participar das ações. Ele conhece todos os fatos e por não participar deles, narra com certa neutralidade sem conhecer o íntimo dos personagens.

Tarefa de casa p.40 2º), 3º) e 4º) 



Exercício de interpretação
1º) Sobre o que trata o enredo da narrativa?
2º) Quantos personagens há na história?
3º) Por que o segundo homem teve que dar "doze voltas no céu"?
4º) Por que o terceiro homem foi buscar a bicicleta e uma joelheira?
5º) Que gênero de texto é esse?
6º) Em que trecho esta evidenciado humor na narrativa?
7º) Qual é o gênero narrativo?
8º) Qual é o gênero de narrador?
9º) Por que é utilizado " aonde" e não "onde" no texto?


O onde equivale a em que, no qual, tendo como antecedente uma palavra com noção espacial:
Ex.: São Paulo é a cidade onde moro. (onde = cidade)
Ex.: Nas férias, conhecemos uma praia onde funciona o Projeto Tamar. (onde = praia)

Quando a regência exigir, é empregada a forma aonde, combinação da preposição a+onde.
Ex.: Estivemos na cidade onde vocês passarão as férias.
Ex.: Estivemos na cidade aonde vocês irão nas férias. ( ir a algum lugar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário